sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Como direcionar melhor seus objetivos?

O texto de hoje será mais prático, vou trazer diversas dicas e práticas para te ajudar a direcionar melhor seus objetivos e criar metas.
Todo  ano temos a tendência de criar diversas metas no início do ano e nem sempre conseguimos realizar esses objetivos no decorrer do ano em nosso dia a dia. E porque isso acontece?
Podemos pensar racionalmente em diversas razões como a falta de foco, os afazeres diários que muitas vezes nos engolem, a preguiça e cansaço, até mesmo imprevistos e dificuldades que surgem no caminho. Mas a verdade é que muitas vezes o que nos paralisa está mais associado com as nossas emoções mais profundas.

Toda mudança começa de dentro. Não é possível transformar nada sem transformar a si mesmo. As emoções nos movem. O hábito é um padrão emocional que já está enraízado no corpo, nosso corpo se acostumou com ele. Por isso é necessário observar e transformar nosso estado emocional para podermos promover alguma mudança nos hábitos. E essa é a primeira dica!


1 - Observe suas emoções
Quais são os meus "auto boicotes"? Quais as emoções que me travam, que costumam vir à tona e me paralisar diante de alguma meta ou objetivo? Existe alguma emoção constante que está sempre comigo da qual eu quero "fugir" (como tristeza, melancolia, desânimo, etc.)? A solução é olhar pra isso, entender sua raiz. Somente compreendendo podemos transformar. Uma terapia sempre ajuda.

Ainda sobre as emoções, porém agora observando as positivas,  ajuda nos questionarmos: Como eu quero me sentir? E o que já me fez eu me sentir assim, ou o que pode me ajudar a trazer essa emoção em mim? Por exemplo eu quero me sentir mais bem disposta, com mais energia e menos preguiça e quando eu fazia exercícios físicos regularmente eu me sentia assim, mais bem disposta, logo já sei o que devo fazer. 



2- Repense suas metas e objetivos
Seus objetivos e metas estão de acordo com a sua natureza? Você reconhece que são coisas que realmente vão te fazer bem e não uma exigência de fora, da sociedade ou de parentes? São metas que realmente te movem, que fazem sentido pra você? E aqui entra a motivação, que é o nosso combustível para realizar. Sem motivação nada acontece. E se você não está motivado com seus objetivos é porque talvez esses não sejam os objetivos mais adequados pra você. Aqui não devemos pensar em certo ou errado, mas sim no que faz sentido de verdade pra gente. 

3- Respeite seu tempo, seja realista e faça uma coisa de cada vez
Você reconhece seu tempo interno? Você está respeitando isso dentro dessas metas? São metas que você realmente pode realizar dentro desse período, é realmente possível? 
A maior dica em um processo de mudança é colocar metas e objetivos possíveis, pois quando nós realizamos algo nos sentimos vitoriosos e capazes e essa sensação nos impulsiona a realizar mais. Em contrapartida quando colocamos muitas metas ao mesmo tempo ou objetivos muito dificeis para nosso momento de vida, tendemos a não realizar e focar no fracasso, quando nos sentimos fracassados nos desanimamos e a tendência é desacelerarmos, ficar pra baixo e realizar menos ainda...é um ciclo vicioso. Por isso faça uma coisa de cada vez, no máximo 3 objetvos por vez é o ideal, com prazos realistas e comece sempre pelo mais fácil, para alimentar em você a sensação de sucesso. 


4- Comemore as pequenas vitórias
Você acordou cedo hoje, comemore! Você não se abalou com o copo que quebrou, comemore também! Você cozinhou seu próprio almoço ao invés de comer uma bobagem na rua, se dê parabéns por isso! Comemorar as pequenas vitórias, se parabenizar pelos pequenos atos, é uma técnica que realmente funciona, pois nos ajuda a manter a mente focada no positivo, nos ajuda a nos sentir bem com a gente mesmo. Lembrando que todos os pensamentos liberam substâncias químicas no corpo, então tudo o que pudermos fazer para liberar substâncias que nos ajudem, é um ótimo caminho. 

5- Lista, listas e mais listas
Planeje. faça listas, ponha horários, crie o seu método e sua forma de disciplina. Isso é muito importante, pois organiza os pensamentos e organiza o nosso dia a dia tão caótico. Como diria o poeta Renato Russo "disciplina é liberdade". E na dose certa é mesmo!



6- Quadro de desejos
A última dica e não menos importante é uma técnica de arteterapia muito gostosa de fazer e que dá resultados maravilhosos: Montar um "quadro de desejos". A prática é bem simples: depois de organizar mentalmente, e de preferencia no papel também, alguns objetivos para seu ano (levando em consideração todas as dicas anteriores), procure imagens em revistas, jornais ou até mesmo na internet (aí depois é só imprimir) que simbolizem pra você os seus objetivos do ano. Cole essas imagens em uma cartolina e depois decore como desejar. Você pode escrever algumas coisas também, mas o foco é nas imagens. Decore de forma visualmente agradável e bonita para você e depois pendure esse quadro em um local que você veja sempre, o ano todo. Além de estar sempre se lembrando do que você estabeleceu como meta pra você, esta prática acessa diretamente nosso inconsciente através das imagens. Olhando pra ela todos os dias estamos enviando mensagens para nosso inconsciente de que é aquilo que vamos realizar. E como nosso inconsciente se conecta com o universo inteiro, assim mandamos também essa mensagem pro universo!


Boas realizações e um 2019 de muita prosperidade para todos nós!

3 comentários:

  1. Os anos voaram e eu não fiz meu quadro de desejos...fui vivendo mes a mês ano após ano com.o relâmpejo da paixão. Muitas vezes fui amada ,fui feliz , realizada outras vezes não. O quadro ficou no esboço...inacabado....talvez por falta de tintas ou de desejos frustrados. Talvez por falta de reconhecer qual seria o meu legado. Talvez por ter me abandonado e não ter enxergado todo o meu poder.

    ResponderExcluir
  2. www.lcinfo.net/lc/LC_LETRAS/Casamento_Alquiimico.m4a

    ResponderExcluir
  3. Há anos atrás fiz esta música - adorei o seu artigo!

    ResponderExcluir