Sobre o Blog

Sigmund Freud foi o primeiro a desenvolver uma teoria sobre o inconsciente, segundo ele, o inconsciente é tudo aquilo que é desconhecido pela consciência “uma instância ou um sistema constituído por conteúdos recalcados que escapam às outras instâncias”.

Carl Gustav Jung, que estudou com Freud por algum tempo, ampliou um pouco mais o conceito de inconsciente. Para Jung, Freud estava certo em afirmar que o inconsciente era constituído por tudo aquilo que escapa a nossa consciência, porém Jung observava a existência do Inconsciente Pessoal e do Inconsciente Coletivo. O Inconsciente Coletivo é uma camada mais profunda do inconsciente que nasce com o indivíduo, herdado de forma psicológica e biológica como um material inato da psique humana.

Nesse blog pretendo apresentar textos, reflexões e pensamentos sobre o Inconsciente, as diversas maneiras de acessá-lo e as ferramentas que existem para trabalhar com ele. Além de reflexões sobre a clínica, técnicas, arte e tudo o que diz respeito a psique humana.

Um comentário:

  1. O Poeta é um "fingidor" e finge Tao intensamente que chega a sentir a "dor" a dor que deveras sente!

    ResponderExcluir