quarta-feira, 24 de setembro de 2014

O que é o Inconsciente?



Sigmund Freud foi o primeiro a desenvolver uma teoria sobre o inconsciente, segundo ele, o inconsciente é tudo aquilo que é desconhecido pela consciência “uma instância ou um sistema constituído por conteúdos recalcados que escapam às outras instâncias”.

Carl Gustav Jung, que estudou com Freud por algum tempo, ampliou um pouco mais o conceito de inconsciente. Para Jung, Freud estava certo em afirmar que o inconsciente era constituído por tudo aquilo que escapa a nossa consciência, porém Jung observava a existência do Inconsciente Pessoal e do Inconsciente Coletivo.

O Inconsciente Pessoal surge depois do nascimento e é formado pelas experiências vividas pelo indivíduo, porém experiências que por algum motivo deixaram de ser conscientes e se tornaram inconscientes. Geralmente não possuem energia psíquica suficiente para permanecerem no campo da consciência: são conteúdos de experiências de vida que por algum motivo o individuo não sabe lidar, como por exemplo conflitos psicológicos (denominados por Jung de “complexos”) e desejos pessoais (sexuais ou não) que não são realizados.

O Inconsciente Coletivo é uma camada mais profunda do inconsciente que nasce com o indivíduo, herdado de forma psicológica e biológica como um material inato da psique humana. É formado pelos arquétipos, que são núcleos instintivos, passados de geração a geração que trazem padrões de comportamento herdados da humanidade desde seu surgimento. É como se cada ser humano já nascesse com um arquivo da humanidade e de seus ancestrais.

Tantos outros médicos, psiquiatras, psicólogos, terapeutas e estudiosos da mente humana abordam o tema, porém a maioria tem por base os estudos de Freud e Jung, que foram os pioneiros no trabalho com o inconsciente.

Nesse blog pretendo apresentar textos, reflexões e pensamentos sobre o Inconsciente, as diversas maneiras de acessá-lo e as ferramentas que existem para trabalhar com ele. Além de reflexões sobre a clínica, técnicas, arte e tudo o que diz respeito a psique humana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário