terça-feira, 19 de setembro de 2017

Equinócio de Primavera - O momento de Florescer

Equinócio é o momento exato que marca o início da primavera ou do outono, assim como o solstício é o momento que marca o início do inverno ou do verão. Nossos ancestrais tinham rituais específicos para comemorar cada um desses momentos, pois percebiam a importância da mudança das estações e a conexão entre o planeta Terra, o Universo e todos nós, seres que o habitam.

Atualmente os seres humanos, principalmente no ocidente, se distanciaram totalmente de suas raízes, ignorando o fato de que fazemos parte de um corpo maior, e tudo que ocorre nesse corpo nos influencia diretamente.

"Floresça de dentro"

Abandonamos também os rituais, que são de extrema importância simbólica para a nossa psique. Os rituais trazem elementos que acessam diretamente o nosso inconsciente, pois trazem símbolos carregados de significados milenares, e o nosso inconsciente por se comunicar de maneira simbólica, é extremamente afetado pelos ritos, fazendo com que se processem movimentos em nossa psique, sem precisarmos de um esforço consciente para promovê-los.

Faço então um convite, para retomarmos essa prática tão importante, nesse momento do equinócio de primavera, que é exatamente o momento de florescer!

Nessa sexta, dia 22, é o Equinócio de Primavera, o sol estará cruzando o equador celeste fazendo com que o dia e a noite tenham a mesma duração. A Primavera é o começo de um novo ciclo, que representa o "nascimento". É o período de regar nossos jardins e plantar sementes para o nosso processo de renascimento. Durante o equinócio de Primavera - quando a força do dia e da noite tornam-se iguais - devemos nos integrar conscientemente à "Mãe Terra" que todo ano renova seu ciclo de nascimento e ressurreição, muito favorável a novos inícios.


Na primavera, a primeira manifestação de energia vital é o nascer e brotar da vegetação. Trata-se de um momento de prosperidade e crescimento. De acordo com antigas tribos indígenas, a primavera é a estação do despertar. É quando enxergamos através da ilusão, ou quando descobrimos novas informações, trazendo clareza para o caos ou confusão.

Desse modo, recomeçamos rompendo velhos padrões, renovamos nossa intenção, propósitos e nos preparamos para um novo ciclo, que traz o equilíbrio entre o masculino e o feminino em nossas energias.



Nesta estação, saímos da introspecção do inverno e passamos a florescer e a despertar em nossas vidas. É a chegada da energia que nos faz abrir novas fontes de criatividade, nos tornar mais otimistas, observadores e determinados.

Sugestão de ritual:
Em uma superfície coloque à leste (lugar onde nasce o sol) um vaso com flores. Ao norte (área de maior luminosidade no hemisfério sul) ponha uma vela. Ao oeste (poente) deposite um punhado de terra ou folhas secas retiradas do chão e ao sul, ponha um cálice com água. Quando o seu altar estiver pronto, volte-se para o leste e pronuncie a seguinte Invocação:

“Agradeço à Vida por tudo o que Ela me proporciona e peço que meus objetivos ....(fale ou pense seus desejos), estando eles alinhados com o Propósito do meu Ser, possam dar frutos no tempo certo. Que eu saiba reconhecer a minha verdadeira natureza e permitir que ela floresça."

Faça esse ritual todos os dias na mesma hora, por 7 dias, ou pelo tempo que seu coração pedir.
Vamos resgatar dentro de nós o poder de se conectar com o movimento natural do universo.



Fonte: www.personare.com.br e terraderuda.org,br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário